Porto Alegre



No ano de 1753 em terras do português Jerônimo de Orleans, desembarcaram sessenta casais originários da Ilha dos Açores, formando o acampamento embrião dePorto Alegre. Por causa deles, o povoado foi denominado Porto dos Casais. Em 26 de março de 1772 foi fundada oficialmente, e passou a condição de vila. Em seguida sua denominação, São Francisco do Porto dos Casais, mudou para Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. Em 1822, Porto Alegre passou á condição de cidade e Capital da Província. Hoje Porto Alegre é uma metrópole culturalmente rica e sofisticada, que conta com centro de convenções, infra-estrutura hoteleira de alto nível, shopping centers e aeroporto internacional. A cidade possui uma vida noturna badaladíssima e excelentes opções gastronômicas. Porto Alegre é uma das capitais mais verdes e de melhor qualidade de vida do país, além disso, o inigualável pôr-do-sol adquire uma exuberância toda especial às margens do Lago Guaíba. Os parques dentro e próximo à cidade são belíssimos, a cidade também possui vários museus e teatros. O Mercado Público Central funciona em um antigo prédio no Largo Glênio Peres, ali você encontra iguarias de todos os tipos.





Usina do Gasômetro 
A Antiga Usina do Gasômetro junto com o Pôr-do-Sol são os símbolos mais lembrados da cidade. Localizada ás margens do lago Guaíba.(Foto: fornecida pela prefeitura) 
Theatro São Pedro 
No Theatro São Pedro é onde acontece as mais importantes apresentações culturais da cidade, além de ser um dos mais belos do país. Está localizado próximo a praça da matriz.(Foto: fornecida pela prefeitura) 
Moinhos de Vento / Laçador 









  • O Parque Moinhos de Vento também chamado de Parcão está localizado entre a Av. 24 de OutubroGoethe, Rua Quintino Bocaiúva e a Av Goethe que atravesa o Parque.É mais uma área verde dentro da cidade feita para o lazer.







  • O Monumento ao Laçador é um símbolo do Gaúchos está localizado próximo ao Aéroporto Salgado Filho. É um ponto de referência de quem sai ou entra na cidade.(Fotos: fornecidas pela prefeitura) 
    Cidade ao Luar 
    A grandeza de um belo luar que ilumina a cidade e se reflete no Rio Guaíba perece competir com as luzes da grande metrópole. No centro da cidade em meio a um emaranhado de prédios e luzes a imponente catedral se destaca.(Foto: fornecida pela prefeitura) 
    Ponte de Pedra 
    A Ponte de Pedra como é chamada, mostra a origem açoriana qua a cidade tem. É um dos síbolos de Porto Alegre está localizada próximo ao centro da cidade.(Foto: fornecida pela prefeitura) 
    Vista parcial da cidade 
    Aqui podemos apreciar uma visão parcial da cidade destacando a grandeza do porto, onde atracam navios de todos os tamanhos e lugares.(Foto: fornecida pela prefeitura) 
    Ponte do Guaíba 
    A ponte sobre o Lago do Guaíba é um dos cartões postais da cidade, por ser Pórtico de entrada da cidade e também por sua arquitetura impar, o vão central se eleva puxado por fortes cabos de aço, quando a necessidade de grandes navios trafegarem entre os suas torres.(Foto: fornecida pela prefeitura) 
    Prefeitura de Porto Alegre 
    O prédio da Prefeitura Municipal impressiona pela beleza e conservação de sua arquitetura, em frente ao prédio a fonte Talavera de La Reina.(Foto: fornecida pela prefeitura) 
    Catedral de Porto Alegre 
    A Catedral de Porto Alegre teve o lançamento da pedra fundamental em 1921, possui um estilo da primeira renascença romana, obra do arquiteto Italiano Giovanni B. Giovenale. As torres alcançam 50 metros de altura e a cúpula principal 65 metros com um diâmetro de aproximadamente 18 metros. A fachada frontal é decorada com painéis coloridos confeccionado em cristal de murano.(Foto: Guia Fácil Tur) 
    Catedral de Porto Alegre- interna 
    A nave central demonstra a beleza e a grandeza do interior da catedral, acima do altar-mor podemos observar a parte interna da cúpula principal. A catedral possui ainda um museu com belíssimas imagens. (Foto: Guia Fácil Tur) 

    Mapa de onde fica